Cúpula da ONU sobre meio ambiente e a participação dos Jovens

Pela primeira vez, a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) deu seu pontapé inicial com a voz dos jovens ativistas que têm impulsionado a luta contra o aquecimento global. O evento começou dia 21 de Setembro  em Nova York e segue até segunda-feira (23), quando se encerra com a participação de líderes mundiais.

No debate de abertura da cúpula, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que os jovens são hoje “essenciais” na corrida contra o aquecimento global, uma corrida “que ainda estamos perdendo”, afirmou. “É a geração de vocês que deve nos responsabilizar e garantir que não traiamos o futuro da humanidade”, acrescentou ele.

Mais de 500 jovens líderes de movimentos contra o aquecimento global, provenientes de 140 países, foram selecionados pela ONU para participar da cúpula. Entre eles a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que se destacou em protestos na Europa e velejou do Reino Unido até Nova York para participar do encontro.

“ Milhões de pessoas em todo mundo marcharam para exigir atitudes verdadeiras pelo clima. Nós mostramos que estamos unidos e que nós, jovens, somos ‘imparáveis’”, disse Greta na abertura da cúpula, referindo-se aos protestos contra as mudanças climáticas realizados no dia 20 de Setembro em mais de 150 países, incluindo no Brasil.

A Cúpula do Clima tem a participação também de jovens inovadores, empreendedores e de integrantes grandes empresas, que discutem maneiras de reduzir o ritmo das mudanças climáticas.

O encontro que  se encerra dia 23 com  a  com a participação de ao menos 60 líderes mundiais. Guterres disse esperar que ao fim do encontro seja feito o anúncio de ações concretas contra o aumento das temperaturas. O Brasil seguindo o exemplo do Governo americano e decidiu não participar da Cúpula do Clima de Jovens. Bolsonaro desde que assumiu o Governo em Janeiro vem batendo cabeça nesse assunto e levando o País a passar os maiores vexames em uma pauta que nós deveríamos ser protagonistas. Para sua equipe existe o que eles chamam de “climatismo”, algo falacioso sobre a existência ou não do aquecimento global . Existe dúvidas sobre esse assunto e com isso caminhamos na direção contrária o de preservar e utilizar os recursos naturais de forma responsável.

 

FONTE : EBC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here