“Chegou o natal? Lá vamos nós engordar tudo de novo”. “Ano novo é impossível manter a dieta!”.
Quando chegam as comemorações de final e início de ano, muitos se questionam sobre a grande quantidade de calorias que está presente nas ceias dos brasileiros. Para alguns especialistas, não há necessidade de se preocupar tanto, pois a data ocorre uma vez ao ano. Mas para outros, dieta é coisa séria, é uma forma de vida a ser seguida até mesmo em comemorações como estas.
A assessoria de imprensa do Nutricionista Clínico e Esportivo, Dr. Vitor Lula, divulgou nota em que o especialista comenta a respeito das festividades e dá dicas de como ter uma ceia saudavél, sem exageros.
“Se alimentar corretamente durante o dia é o começo para uma ceia saudável e sem exageros”.
“Fazer as refeições dentro do horário estabelecido na dieta aumenta a sensação de saciedade, evitando que você fique com fome durante o dia e exagere na quantidade quando se alimentar. Para quem vai se reunir com amigos ou família na noite da virada, a dica é evitar comidas calóricas e abusar das saladas. Deixe de lado os alimentos gordurosos desta época e prefira saladas, verduras e legumes. Um prato colorido é a melhor aposta deste réveillon”, explica.
Agora, aquela mesa cheia de doces, não tem jeito: é preciso moderação. Segundo o nutricionista, o indicado é comer pequenas porções de bolos, pavês, mousses e tortas. Sempre que possível, optar pelas alternativas mais saudáveis. “Aproveite as frutas secas e in natura. Se consumidas com moderação, as castanhas e as demais frutas secas podem ajudar na sua dieta”, avalia.
O momento também é de celebração e para muitas pessoas, uma época de renovar os objetivos e ideais. Quem está de dieta também deve aproveitar e brindar com os amigos e familiares.
Nesta noite, escolha bebidas menos calóricas como o vinho branco e o gim. O segredo, explica Vitor Lula, é escolher a bebida menos doce. “Uma taça de vinho Chardonnay, por exemplo, tem menos de 85 kcal e 1 grama de açúcar, enquanto o Merlot conta com cerca de 88 kcal na mesma porção. Quanto mais doce o vinho, como os de sobremesa, mais calórico ele será”, alerta.