O Rio Meia Ponte ganhou na quarta-feira (1°) uma ecobarreira para contenção de lixo e resíduos descartados no manancial, no Setor Balneário, em Goiânia. O objetivo é eliminar materiais jogados irregularmente no local, além de ajudar na conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
As ecobarreiras que bloqueiam o escoamento de resíduos, como plásticos nos rios, são feitas com cordas, redes e galões. A primeira estrutura deste tipo foi instalada no Meia Ponte na região Metropolitana da capital, onde são descartados cerca de uma tonelada de resíduos por dia.
“Às vezes o cidadão vê o rio e acha que está tudo tranquilo. Mas uma expedição como essa tem a função de mostrar o acúmulo do lixo, isso tem um impacto na população e ajuda na sensibilização ambiental das pessoas”, comenta o arquiteto e ambientalista Luiz Botosso.
A segunda ecobarreira será instalada na região do Vale das Pombas no próximo sábado (4), duas canoas seguem descendo Rio até o local. A expedição teve início no último domingo (29), quando as duas canoas e quatro pessoas saíram de um trecho do Rio localizado próximo de Inhumas.
Todos os resíduos flutuantes recolhidos no local serão coletados e destinados corretamente pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) a cada 15 dias.