Um balanço dos números referentes as 72 horas da Romaria do Divino Pai Eterno foi realizado nesta segunda-feira (27), na Sala de Gestão Integrada, em Trindade. Na reunião estava presente o chefe de gabinete do prefeito de Trindade, Padre, Polícia Civil, Polícia Militar, SMT, Corpo de Bombeiro, e Jornalistas.
O presidente da sala, Rodrigo Bueno, destaca que Trindade se mantém alerta e preparada para uma romaria de retomada, e que o auge da visitação ainda está por vir “esperamos o maior número de romeiros a partir de quinta-feira (30) quando ocorrem as romarias dos carros de boi, dos cavaleiros e muladeiros e, no domingo, com o encerramento” afirmou.
Representando o Santuário Basílica, o padre Wellington Silva avalia que o primeiro final de semana foi positivo. Ele também destacou o caráter de retomada da festa deste ano e citou a presença de religiosos redentoristas de diferentes cidades brasileiras, bispos e arcebispos. O padre também destacou a grande quantidade de fies que estão participando das missas que acontecem na madrugada.
Segundo o padre, os pontos altos deste final de semana foram celebrações como as missas dos foliões, das vocações, da juventude e a Missa da Advocacia com 700 advogados, entre outras. A maioria realizada no domingo, com grandes grupos de fiéis. A Igreja, segundo ele, também tem orientado o uso de máscara e álcool gel, e que os fiéis venham com a vacinação em dia, “despertando consciência nos cuidados com a vida”.
A secretaria Municipal de Turismo e Cultura registrou 11 mil atendimentos ao público na sexta-feira, 22,5 mil no sábado e 14.750 no domingo. Desses atendimentos, 5.650 foram para obtenção do guia turístico produzido pela Prefeitura, e 4.100 para obter o mapa da cidade por pessoas que queriam definir seus percursos.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotelaria de Trindade, Fernando Carlos Pereira, disse que o setor registrou uma taxa média de 62% na ocupação nos três primeiros dias, e espera um aquecimento nos próximos dias.
A integração promovida pela Sala de Gestão e o grande reforço na segurança estão fazendo com que a festa deste ano tenha um número baixo na criminalidade com poucos registros de ocorrências, conforme a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Superintendência Municipal de Trânsito.
A Delegada Regional Silvana Nunes e o tenente-coronel Gomes do 16º comando Regional da PM, informaram que durante os três dias 33 registros foram feitos, sendo dois furtos de carro e o restante de carteiras e celulares, alguns registrados como perdas.
A PM vai ampliar de 5 para 19 o número de postos em atendimento durante a festividade. No dia 30, a Cavalaria e um grupo de policiais de motocicleta também vão reforçar a segurança. Serão ao menos 2 mil PMs e 700 policiais civis.
Até domingo, cerca de 250 carros de boi já tinham chegado a Trindade. A previsão é que quase todas as comitivas cheguem até esta terça-feira (28), na cidade. O prefeito Marden Júnior participou de 13 encontros com carreiros de diferentes cidades, para antecipar necessidades e garantir infraestrutura a eles no período da festa.
Saúde
A Prefeitura está fazendo uma campanha de alerta sobre a pandemia de Covid voltada aos romeiros, reforçando à necessidade de atualizarem suas carteiras de vacinação, utilizarem máscara facial em locais aglomerados e higienizarem sempre as mãos com álcool gel 70%. Banners com orientações estão espalhados pela Rodovia dos Romeiros e em vários locais públicos de Trindade.
Vacinação de Covid-19, de Influenza, e testagem de Covid, estão sendo oferecidos pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. A procura tem sido tanto por moradores quanto por turistas. Foram realizados 459 testes de Covid, 199 vacinas contra o vírus foram aplicadas durante os três dias. A taxa de testagem positiva ficou em 25%, mantendo a média que tem sido registrada em Trindade nos últimos meses.
A vigilância sanitária, realizou 758 vistorias e 22 apreensões de produtos como refrigerantes e cerveja fora do prazo de validade, além de pães para cachorro quente embolorados.