A manhã deste domingo (03/07) trouxe milhares de romeiros até Trindade para as diferentes celebrações que tradicionalmente marcam o último dia da Romaria do Divino Pai Eterno.
O prefeito de Trindade, Marden Júnior, acompanhou a Missa Solene, celebração presidida às 8h por dom Raymundo Damasceno de Assis, Cardeal de Aparecida do Norte (SP), no Santuário Basílica. Estavam na missa também o governador Ronaldo Caiado, a Primeira-Dama Gracinha Caiado, e dezenas de autoridades locais, estaduais e federais.
No início da missa, o governador falou sobre a fé no Divino Pai Eterno externada nas missas que assistiu em Trindade neste domingo: “É um momento de muita reflexão, de análise sobre o que passamos nos últimos dois anos, momento de ter muita fé, muita humildade e muita esperança”.
Também o prefeito de Trindade destacou sua gratidão ao Pai Eterno, “por permitir realizar essa romaria de forma presencial após dois anos de muitas dificuldades e incertezas”. Marden Júnior destacou que, como devoto, romeiro do Divino Pai Eterno, a Romaria de Trindade “é uma escola para todo mundo”.
Ele prosseguiu afirmando: “Chegou a hora de dizer obrigado aos nossos romeiros, nossos carreiros, a todos que saíram de suas casas para vir a Trindade nesse período de retomada, e que são milhões de pessoas”.
Muitos fiéis passaram a noite caminhando pela Rodovia dos Romeiros para chegar a tempo do primeiro evento do último dia, a Alvorada Festiva, às 4h30. Depois, seguiram na Procissão de Penitência, às 5h, carregando o estandarte do Divino Pai Eterno entre a igreja Matriz e o Santuário Basílica, onde foi levado ao altar para a missa das 5h45.
As celebrações do último dia da Romaria de Trindade são as mais procuradas pelos romeiros. A praça do Santuário foi tomada por milhares de pessoas pouco antes do sol nascer.
O público ouviu atento as pregações de dom Raymundo Damasceno de Assis, convidado especial, e do reitor da Basílica, padre João Paulo Santos, cantando animado os hinos puxados pelo padre Welinton da Silva. O foco de todos estava no tema da Romaria de 2022: “Pai Eterno, fazei novas todas as coisas”.
O tema remetia à sobrevivência dos presentes, que de diferentes formas foram impactados pela pandemia de Covid-19. Também remetia à capacidade de realizar a romaria deste ano, “preparando tudo em menos de três meses, graças ao esforço conjunto de todos: Igreja, Prefeitura, forças de segurança, governo do Estado”, citou o reitor, em agradecimento.
Estas instituições, inclusive, fazem parte da Sala de Gestão Integrada da Romaria de 2022 que se reuniu todos os dias no Centro Administrativo e preparou a cidade em termos de segurança, atendimento de urgência, vacinação, limpeza, atendimento aos turistas, trânsito, entre outras necessidades.
No que depender de pessoas como o empresário Rogério Emílio de Oliveira, de Divinolândia, dono de uma empresa de turismo, a vinda para Trindade está apenas sendo reiniciada.
Ele conta que antes de 2019 vinha no mínimo 32 vezes por ano e várias cidades paulistas para celebrações religiosas em Trindade, e que agora vai retomando a vinda, “não só como empresário, mas também como romeiro”.
Por fim, chamou de “recomeço” a festa deste ano e disse que a prefeitura organizou tudo com “muito capricho, muito zelo, com uma renovação na estrutura que deu uma cara muito mais alegre para a cidade”.