Nesta quinta-feira (01), a Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza um mutirão de testagem contra COVID-19, a fim de fazer a avaliação em massa da população. A ação acontece no estacionamento do novo Paço, a partir das 18h e vai se estender até às 21h, assim moradores que trabalham em horário comercial vão poder participar e cuidar da saúde.
O mutirão será realizado na modalidade Drive Thru e vai oferecer mais de 800 testes contra a COVID-19. Além disso, a SMS vai promover a abertura da campanha Dezembro Vermelho, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids. Na ocasião, também vão ser efetuados testes para identificar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST): HIV, Sífilis, Hepatites virais.
Nos últimos anos houve um aumento crescente no número de casos positivos de pessoas contaminadas com ISTs e segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flávia Régia, essa ação é de extrema importância para a manutenção da saúde da população. “Nós estamos monitorando o aumento dos casos positivos da ISTs e por este motivo vamos intensificar a testagem durante o mês de dezembro Serão realizados teste rápidos em todas as unidades de saúde, orientação, encaminhamentos para aquisição dos medicamentos de contenção e tratamento das infecções”, afirma a superintendente.
Outra doença que está crescendo em casos positivos novamente é a COVID-19, em 2022 foram confirmados 14.555 novos casos e esse número está aumentando nos últimos meses. Em contrapartida, a SMS vem realizando continuamente ações de testagem e vacinação para conter a doença e o drive thru chega para reforçar esses trabalhos.
Para a secretária da saúde, Verônica Savatin, a preocupação da gestão é com o cidadão e controlar essas doenças é uma ação imediata. “O prefeito Fernando Pellozo está dando prioridade máxima na saúde da nossa gente. E de imediato temos que saber como anda a saúde dos canedenses, principalmente com essa nova onda da COVID-19 chegando, e esse drive thru é uma ação muito importante para acompanhar a saúde da população”, afirma a secretária.
Da redação | Observatório Cerrado